VÍDEO - CONFIGURACOES avançadas no SOURCE

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VÍDEO - CONFIGURACOES avançadas no SOURCE

Mensagem  Kakashi-san em Qua 20 Fev 2008 - 15:55

Para quem é nerd em informática e quer entender sobre todas aquelas opções avançadas na configuração
de vídeo do SOURCE, não deixe de ler o texto abaixo.

Configuração de video do CSS : Opções Avançadas

Model Detail : Este ajuste controla o número dos polygonos usados para objetos no jogo. Há três ajustes - baixos, médios e elevados - . O ajuste do ponto baixo (low) fornece o melhor desempenho, porém os objetos e caráteres particulares parecerão muito mais angulares e menos realìsticos . O ajuste do meio (medio) fornece mais polygonos e os objetos contêm mais detalhe, mais o FPS é reduzido. O ajuste da elevação (high) fornece a maioria de número dos polygonos e maior realismo , mas no custo de uma visível perda de FPS particularmente para vga´s de média e baixa performance.

Texture Detail : As texturas são as imagens 2D usadas como a superfície de todos os objetos 3D. Os ajustes aqui são baixos, médios, e elevados - ponto baixo fornece o melhor desempenho, porém as texturas são visivelmente borradas e distorcidas. O meio reduz o FPS ligeiramente, porém a qualidade da textura é melhorada visivelmente sobre o ajuste baixo (low). A elevada (high) fornece a melhor qualidade da textura, mas com perda de desempenho . As texturas ao meio não são excelentes mas já oferecem um bom nivel grafico , assim eu recomendaria médio ou elevado para a maioria de sistemas, porém o impacto geral do desempenho deste ajuste é dependente da quantidade de memória na sua placa de video - quanto menor MEMORIA de video você tiver, mais baixo você terá que ajustar o detalhe da textura em nível para manter o desempenho

Shader Detail : Esta opção pode ser ajustada LOW ou HIGH, e controla o nível dos efeitos especiais extraídos pelos “shaders”, que são funções complexas dos gráficos suportadas pelo hardware da placa de video. A diferença do desempenho entre baixo e elevado é completamente visível, porém a diferença da qualidade da imagem é quase totalmente imperceptivel, assim que eu recomendaria o ponto baixo para aqueles que procuram mais FPS

Water Detail : Este ajuste controla o realismo da água no jogo determinando sua complexidade e os reflexos na água . As reflexões simples” fornecem o desempenho mais rápido nas áreas que contêm a água visível. “Refletir o mundo” reduz seu FPS ligeiramente e também aumenta ligeiramente o número dos objetos que podem refletir na água. “Refletir tudo” faz exatamente isso: reflete tudo incluindo o detalhe mais fino tal como barras , caixas e outros caráteres ,porém no custo de uma perda significativa de FPS nas áreas com água visível. Eu recomendo refletir o mundo ou mesmo reflexões simples para o desempenho superior com perda visível da qualidade da imagem

Shadow Detail : Esta opção pode ser ajustada a low ou à high. No ajuste baixo, as sombras não são visíveis para a maioria de objetos, incluindo jogadores e caixas por exemplo. Isto fornece o melhor desempenho, particularmente nas áreas com as luzes múltiplas e os objetos múltiplos, mas pode parecer completamente anti-realistico. A HIGH fornece o detalhe o mais realístico da sombra, com os caráteres e os objetos que moldam sombras exatas, complexas, mas com uma perda visível do desempenho - especialmente em cenas complexas do combate por exemplo. Se você estiver experimentando slowdowns nesses casos recomendo usar em low

Color correction : Esta opção pode ser habilitada ou desabilitada, e foi adicionada recentemente . Se ligada, tenta aumentar o realismo na cena, embora esta resulte geralmente no embaçamento de objetos distantes. Não há nenhum impacto do desempenho com esta on ou off, então e uma opção mais a gosto do player , a maioria dos gamers preferem desabilitar esta opção

Antialiasing Mode ( AA) : :Processo que suaviza as bordas serrilhadas de linhas curvas ou angulares, provocado por uma resolução de vídeo inadequada sem aumentar a resolução As opções aqui são , 2x, 4x e 6x. Os usuários de Nvidia podem ir até 8xSAA (super-amostragem) . O impacto preciso do desempenho depende do seu hardware de video - as X800XT e a 6800GT/Ultra para cima por exemplo não sofrerão grande perda de FPS nas modalidades mais elevadas do antialiasing quanto algumas vga´s menos capacitadas como 6600gt/9800pro/6800xtreme/x1600pro etc ... . Não obstante se você quer usar o Antialiasing ou não, eu recomendo fortemente que você ajuste todo o Antialiasing forçado no painel de controle da sua placa de video.

Anisotropic Filtering (AF) : O anisotropic filtering melhora a qualidade das texturas aplicadas sobre superfícies inclinadas , uma espécie de evolução dos velhos bilinear e trilinear filtering que encontramos nas configurações de quase todos os games .As opções aqui são Bilinear, Trilinear, 2x Anisotropic, 4x Anisotropic, 8x Anisotropic e 16x Anisotropic. Eu recomendo fortemente que você ajuste o AF no painel de controle da sua placa de video . Forçar o AF no painel de controle pode diminuir bastante a perda de desempenho. A maioria das vgas recentes suportam AF de 8x em resolucões de 1024x768 ate 1280x1024 , como 7600gt-8600gt-x1650xt-x1800gto etc.. etc..Mas o desempenho geral depende muito de sistema para sistema o ideal e cada usuario ir testando ate chegar ao "ideal".

Wait For vertical sync : é a sincronização de seu monitor e placa de video , consiste em extrair um determinado número de frames por segundo (ou o FPS) na tela que aliado à taxa de refresh do monitor produzem em conjunto uma imagem sem distorçoes mas com um limite de FPS estabelecido pela resolução e capacidade de refresh de cada monitor .Medido na freqüência por segundo (hertz). Os monitores diferentes podem conseguir diferentes refreshs em várias definições, por exemplo meu monitor pode fornecer 120Hz em 1024x768 - isto significa que a tela se está redesenhando 120 vezes por segundo nesta definição. Se a sincronização vertical for ligada, seu máximo FPS não pode exceder seu monitor e a taxa em sua definição escolhida, e seu FPS pode no fato ser reduzido globalmente. Se a sincronização vertical for disabled, seu FPS melhorará, e pode agora também exceder o limite da taxa de refresh, porém você pode observar alguma tela “rasgar” - a parcela superior da tela que é ligeiramente fora do alinhamento com o fundo. Isto não causa nenhum dano a seu monitor, e no geral recomenda-se fortemente que a sincronização vertical esteja desligada para melhorar o desempenho.


HDR : Esta opção permite que os usuários ajustem o tipo de luz usado no jogo, dependendo de se os mapas/níveis suportam esse tipo do recurso Se você quiser mais brilhante e ligeiramente mais vívido, você pode escolher a opção minima de HDR, porém pode reduzir o desempenho ligeiramente. Se você selecionar HDR full , dara um olhar muito vívido e muito contraste de luz ao jogo, no custo de algum desempenho. O HDR pode causar algumas variações aleatórias nos gráficos às vezes em determinadas áreas,, particularmente recomendo deixar totalmente desabilitado

Hardware directx level : Esta opção no fundo das mostras avançadas da caixa das opções determina o nível máximo de DirectX da que sua placa de video pode fornecer ex : DX7, DX8 ,DX9 e DX9.C . O DirectX9 dá a qualidade maxima da imagem, mas com os graus variando de desempenho dependendo da placa de video. Você não pode aumentar o nivel de directx se sua placa de video nao suportar de DirectX8 a DirectX9 por exemplo, isso e uma feature da sua vga mas entretanto pode reduzir o nível da funcionalidade de DirectX da placa de video para ganhar o desempenho no custo da qualidade da imagem

Software directx level : : Esta opção mostra-lhe o nível da funcionalidade de DirectX do software atualmente que está sendo utilizada pela vga no game

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extraído do site ESBR - eletronic sports overview
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