Fortal Source Server
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidades sobre os processadores Intel de 32 Nanômetros

Ir para baixo

Curiosidades sobre os processadores Intel de 32 Nanômetros Empty Curiosidades sobre os processadores Intel de 32 Nanômetros

Mensagem  Kakashi-san Qui 28 Jan 2010 - 10:50

Curiosidades sobre os processadores Intel de 32 Nanômetros
extraído do site ADRENALINE

1. “Nanômetro” é uma unidade de medida usada para coisas muito, muito pequenas. Para entender o quão pequeno é um nanômetro: pegue uma régua e faça um traço de 1 centímetro. Agora divida o traço em 1 milhão de partes iguais. Cada parte terá um nanômetro de comprimento.


2. Em outras palavras, um nanômetro é tão pequeno que é preciso um bilhão deles para formar um metro. Um bilhão é um número imenso. Uma pilha com um bilhão de folhas de papel teria 100 km de altura. Se você pudesse dar um bilhão de passos em linha reta, você daria a volta ao mundo 20 vezes.


3. O transistor original fabricado pelo Bell Labs em 1947 era grande o bastante para ser montado à mão. Hoje, mais de 60 milhões de transistores de 32nm cabem na cabeça de um alfinete. A cabeça de um alfinete tem cerca de 1,5 mm de diâmetro.


4. O primeiro processador que a Intel lançou, em 1971, funcionava com uma freqüência de 108 KHz e possuía 2.300 transistores, sendo que cada transistor tinha 10 micrometros (um milionésimo de um metro) de tamanho. Em comparação, o novo processador Core i5-661 funciona com freqüência de 3,33 GHz e possui 559 milhões de transistores de 32 nanômetros.


5. Ou seja: os processadores hoje possuem mais de 243 mil vezes mais transistores, que por sua vez são mais de 312 vezes menores, e funcionam com uma freqüência mais de 30 mil vezes superior. Nada mal para menos de 40 anos de evolução, não?


6. No fim das contas, levando em consideração todas as novas tecnologias desenvolvidas pela Intel, a família totalmente nova de processadores Intel® Core™ é 4.767 vezes mais rápida do que o primeiro processador da Intel, o Intel 4004.


7. Isso significa que, se não fossem os esforços incansáveis dos cientistas da Intel para diminuir o tamanho dos transistores, um smartphone precisaria ter o tamanho de uma geladeira para realizar todas as suas funções.


8. Mais de 4 milhões de transistores de 32nm caberiam no ponto ao final dessa sentença. É estimado que o ponto final tenha cerca de 1/10 milímetro quadrado de área.


9. O vírus da gripe mede cerca de 100nm. Seria possível colocar três transistores de 32 nanômetros dentro de um único vírus.


10. Um transistor de 32nm contém portas tão pequenas, que caberiam 3000 delas ao longo da espessura de um fio de cabelo humano. O cabelo humano tem cerca de 90 microns de diâmetro; a porta do transistor de 32nm tem cerca de 30nm de tamanho.


11. Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, publicou em 1965 um estudo onde previa um passo acelerado na evolução dos transistores. Segundo ele, o número de transistores em um circuito dobraria a cada dois anos. Esta previsão ficou conhecida como “Lei de Moore”, e continua válida até os dias de hoje.


12. Se uma casa típica tivesse encolhido na mesma proporção que os transistores, você não poderia vê-la sem o auxílio de um microscópio. Para ver algo de 32nm a olho nu, seria preciso ampliar o chip até um tamanho superior ao de uma casa. A menor coisa visível ao olho nu tem 40 microns.


13. Os transistores do processador Intel® Core™ i5 agem como interruptores controlando o fluxo de elétrons dentro do microchip. Conjuntamente, eles são ligados e desligados mais de um trilhão de vezes por segundo.


14. Um único transistor de 32nm pode ser ligado e desligado mais de 300 bilhões de vezes em um segundo. Você levaria cerca de 4000 anos para ligar e desligar um interruptor o mesmo número de vezes manualmente. Pressupondo que uma pessoa possa ligar e desligar um interruptor 150 vezes por minuto.


15. A Intel já fabricou mais de 200 milhões de CPUs usando os transistores high-k/metal gate – o tipo usado nos processadores de 32nm – desde que a tecnologia entrou em produção em novembro de 2007. Isso significa o equivalente a 50.000.000.000.000.000 (50 quadrilhões) de transistores, ou mais de 7 milhões de transistores para cada ser humano na terra.


16. Se Usain Bolt, o “Homem Mais Rápido do Mundo”, corresse na prova dos 100 metros dando passadas de 32 nanômetros, ele precisaria dar 3.125.000.000 passos para completar a prova.


17. Se o ritmo das inovações das viagens espaciais tivesse aumentado no mesmo ritmo da Lei de Moore desde 1971, você já poderia viajar na velocidade da luz, a mais de um bilhão de quilômetros por hora, e provavelmente estaria lendo isto de alguma colônia de férias em uma das luas de Saturno.


18. O processo tecnológico da Intel usa uma porta com altura de 0,9 nm. Um pedaço de papel normal tem cerca de 1 mm de espessura. Seria preciso empilhar 111.111 portas para igualar a espessura de uma única folha de papel.


19. Comparada ao primeiro microprocessador da Intel, o 4004, lançado em 1971, cada transistor em uma CPU de 32nm usa 4.000 vezes menos energia. O preço por transistor diminuiu cerca de 100.000 vezes.


20. O preço por transistor em um chip diminuiu dramaticamente desde que a Intel foi fundada em 1968. Algumas pessoas estimam que o preço de um transistor já custe praticamente o mesmo do que um caractere de um jornal impresso.


21. Como resultado, os processadores Intel estão saindo dos computadores e passando a integrar todo o tipo de dispositivo conectado. Em breve, a sua TV, seu carro, seu celular e demais equipamentos com acesso a Internet, todos contarão com esta incrível tecnologia. Até 2015, serão mais de 15 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo.


22. Apesar de toda a sua enorme importância para a vida moderna, a matéria-prima básica da qual os processadores são construídos é um material semicondutor chamado silício. O silício é o oitavo elemento químico mais comum no universo e o segundo mais comum na superfície terrestre, logo após o oxigênio.


23. O processo de fabricação envolve cristais ultra-puros de silício, que são gravados através de um processo fotoquímico. Com o uso de elementos químicos que reagem a luz e lentes supersensíveis, os cientistas da Intel são capazes de construir transistores cada vez menores e mais eficientes.


24. Quando você fabrica alguma coisa em escala nanométrica, caso dos chips da Intel, um grão de poeira sobre o seu chip é o equivalente a jogar uma montanha em cima da construção de uma casa. Por conta disso, as salas onde a Intel fabrica seus chips estão entre os ambientes mais limpos do planeta.


25. Um ambiente urbano “comum”, por exemplo, possui mais de 35 milhões de partículas – entre poeira, micróbios e vapores – para cada metro cúbico de ar. Um centro cirúrgico de um hospital possui cerca de 100 mil partículas estranhas por metro cúbico de ar. As “salas limpas” nas fábricas da Intel, no entanto, possuem apenas 10 partículas estranhas por metro cúbico de ar!


26. Ou seja, o ambiente onde os processadores são fabricados é 10.000 vezes mais limpo do que uma sala de cirurgia e mais de três milhões de vezes mais limpo do que a sala de sua casa!


27. Para manter o altíssimo grau de limpeza dentro de um dos laboratórios da Intel, todo o ar dentro das salas é filtrado cerca de 10 vezes por minuto.


28. Tudo dentro de uma sala limpa – maquinário, ferramentas, e até a roupa dos trabalhadores – é fabricado com processos especiais, de forma a liberar a menor quantidade possível de contaminantes no ar. São os materiais mais “anti-sujeira” já criados.


29. Para você entrar em uma dessas salas limpas, você precisa usar uma roupa especial, a “bunny suit”. O procedimento para vestir uma “bunny suit” e entrar na sala limpa possui mais de 40 passos distintos que devem ser seguidos à risca.


30. Se você tivesse que vestir uma “bunny suit”, levaria provavelmente de trinta a quarenta minutos para completar o processo. Os funcionários que trabalham diariamente nas fábricas da Intel conseguem finalizar a preparação em menos de 10 minutos.


31. Embora os transistores de 32nm sejam absurdamente pequenos e eficientes, a evolução continua. A Intel já apresentou transistores funcionais com 22nm de tamanho.
Kakashi-san
Kakashi-san
Administradores

Número de Mensagens : 126
Localização (Cidade/UF) : formosa-go
STEAM : STEAM_0:0:14420524
Data de inscrição : 14/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos