PARA ENTENDER O QUE É TICKRATE

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PARA ENTENDER O QUE É TICKRATE

Mensagem  Kakashi-san em Dom 14 Nov 2010 - 4:12

Este texto é para esclarecer o que é TICKRATE de um server. Não é para a maioria dos jogadores, mas para aqueles players admins e masters interessados em alugar um server, seja para 4FUN ou para CFs e mix.

Neste texto responderemos às seguintes perguntas:
1- O QUE É TICKRATE?
2- PORQUÈ UM SERVIDOR TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA OFERECER RATES MAIORES?
3- RATE 100 É MUITO MELHOR QUE RATE 66?
4- O LINK DO SERVIDOR INFLUENCIA NO TICKRATE?
5- PORQUE A MAIORIA DOS SERVERS RATE 100 DÃO PROBLEMA?


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1- O QUE É TICKRATE?
A palavra RATE, do ingles, significa TAXA. O TICKRATE é a quantidade de vezes por segundo que um servidor faz o calculo de todas as posições (jogadores, tiros, etc) ENVIANDO e RECEBENDO essa informação pros jogadores. Teoricamente, quanto maior a taxa de rate, maiores informações sao enviadas e recebidas. Porem, um fator que influencia diretamente nisso é o LINK disponivel. Por exemplo: um server pode ter tickrate 100 e um link de apenas 1 GIGA e outro server um tickrate 66 mas ter um link de 4 GIGA, logo este segundo server será mais eficiente que o primeiro.

2- PORQUÈ UM SERVIDOR TEM QUE ESTAR PREPARADO PARA OFERECER RATES MAIORES?
Não basta apenas alterar o tickrate. Tem que alterar o FPS do server, o Kernel Time (como ja falaram), todos os rates, etc. Para terem uma idéia do uso de CPU em um servidor bem configurado: um servidor DUAL Xeon 3.0GHz com 3Gb de RAM, consegue rodar 4 servers de 12 slots com tickrate 100.
É claro que só jogar o comando tickrate 100 no server e não configurar o resto corretamente, não usara toda essa CPU, mas não terá todos beneficios desse tickrate.

os jogadores tambem precisarão de links melhores pra conseguir acompanhar tanta informação (3 vezes mais do que server com tick33). E mais um fator, os jogadores tem que rodar com FPS maior do que 100, porque a informação que o computador de um jogador manda para o server não é maior que o FPS, então se um jogador joga com 50 FPS só manda atualização pro server nessa quantidade, nesse caso mandaria a um "tickrate 50" ... entao assim nao adianta ter tickrate 100 no server se ele não recebe a informaçao na mesma velocidade para repassar para outros jogadores!

3- RATE 100 É MUITO MELHOR QUE RATE 66?
A diferença do uso de tickrate de 33 para 66 é grande, mas a diferença de uso de tickrate 66 para 100 na internet é praticamente nula... o tickrate 100 é bom principalmente em LAN.

4- O LINK DO SERVIDOR INFLUENCIA NO TICKRATE?
Aqui que está um detalhe pouco entendido e discutido pela maioria dos jogadores. NÃO ADIANTA NADA UM SERVIDOR DIZER QUE TEM TICKRATE 100 SE O LINK DESSE SERVIDOR FOR PEQUENO, ESTREITO.

E o que é um LINK? É um acesso dedicado de Internet, com conexão de alta capacidade de tráfego.
Empresas grandes, como bancos, empresas de informática que trabalham grande volume de informação e serviços utilizam esta conexão dedicada, que oferece grande capacidade de tráfego de dados.

os servidores de jogos utilizam estes links, que são disponibilizados pela EMBRATEL. Uma coisa que raramente os SERVERS de jogos divulgam é o seu LINK. É por isso que os servers CLIC 21, UOL e ARENA IG são bons para jogar porque eles tem bons links. Aqui vale a regra: QUANTO MAIOR O LINK MELHOR FICA A JOGABILIDADE.

Não é somente questão de colocar a tickrate 100, como disse acima, mas várias coisas precisam ser vistas, como FPS do servidor, configuração do kernel das máquinas, ou seja, qualquer empresa pode sair simplesmente colocando tickrate 100, mas se o LINK disponível para ela for pequeno, o benefício é nulo. Por isso é necessário um bom levantamento do LINK usado pela empresa.

Infelizmente a maioria dos servidores de jogos escondem ou mentem sobre o verdadeiro LINK que teem.

5- PORQUE A MAIORIA DOS SERVERS RATE 100 DÃO PROBLEMA?
Porque a engine Source nao foi feito pra rodar em tickrate 100, por isso as vezes os jogadores encontram problemas, como portas que não abrem, ficam presos em angulos nas paredes ou agachados atras de caixotes...

Antes da grande atualização de 06/2010, oficialmente a enginee do CSS suportava TR 33 (tickrate 33), agora a Valve elevou para tr 66. Teoricamente teremos menos jogadores "teleportando", server menos "lagado", mas espere outros efeitos colaterais acontecendo quando sua conexão não estiver boa. Tem-se visto bugs tais como jogadores desaparecendo momentaneamente, players que que ficam presos um no outro e etc.

Para minimizar tais problemas e bugs, alugue um server TR 66, fica mais barato e funcional.
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Re: PARA ENTENDER O QUE É TICKRATE

Mensagem  Kakashi-san em Ter 11 Jan 2011 - 11:15

Dica atualizada em janeiro/2011, no item 5: "PORQUE A MAIORIA DOS SERVERS RATE 100 DÃO PROBLEMA?"
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